3/29/2011

Obstáculos à mudança

Há cerca de 3-4 meses que começámos a busca daquela que esperamos venha a ser a nossa casa. no campo Primeiro procurámos terrenos pequenos com casas modestas dentro de uma área a cerca de 1 hora de Lisboa. Os preços são exorbitantes, mas depois de muita procura encontrámos finalmente o que parecia um sonho tornado realidade. Terreno e água com fartura e uma casa modesta mas com muito potencial ,a menos de 1 hora de Lisboa, por um preço muito abaixo do seu valor real. Mas o dono adoeceu, hesitou, o processo ficou empatado. Durante semanas não quis sequer pensar em procurar outra coisa - já sabia que não iria encontrar nada tão bom e tão barato como esta, na zona de Lisboa.
Então depois de mais umas quantas visitas infrutíferas a terrenos, surge uma outra oportunidade, desta vez bem longe de Lisboa, mas com um preço irresistível e um potencial agrícola e turístico fabuloso. Começámos logo a fazer planos mais ousados de criação de um turismo rural como complemento ao projecto agrícola que tínhamos em mente. Apesar de ser o mesmo preço da casa perto de Lisboa, tem três vezes a área de terreno e uma casa três vezes maior. Decidimos que estávamos dispostos a lançar-nos de cabeça. Então surge novo obstáculo. O banco só empresta dinheiro para a casa e como o terreno é imenso, falta mais ou menos a mesma quantia para poder cobrir o valor total da propriedade. 
Não queria desistir, pelo que procurei informar-me sobre apoios à criação de emprego ou criação de empresa de turismo rural. De facto existem apoios para isso, mas só depois de se ter a terra, porque o dinheiro só pode ser investido na recuperação da casa, mas não na compra do terreno. Os bancos também têm linhas de crédito para negócios deste tipo, mas só emprestam a quem já tiver um percurso empresarial de sucesso. Ou seja, a pescadinha de rabo na boca do costume: o estado e os bancos só emprestam ou dão dinheiro, a quem já o tem! Quem não tem, chucha no dedo e fica a ver navios. 
Dizem que há muitas oportunidades por aí para quem queira criar o seu negócio, mas eu há anos que as procuro e investigo e na hora de avançar fico sempre apeada, porque exigem-me sempre ter já milhares ou dezenas de milhares de euros para investir do meu bolso.
Depois destes reveses ficámos um pouco desanimados sem saber que passo dar a seguir. Mas há-de surgir uma luz ao fundo do túnel.

1 comentário:

  1. Anónimo03:52

    Se me permite, está a ver a questão de uma forma simplista. Os bancos não emprestam apenas a quem já tem. Emprestam sim, se conseguir demonstrar que não vai desperdiçar aquele dinheiro, que vai conseguir promover o lucro de forma a conseguir pagar o crédito. E claro, privilegia quem investe capital próprio... porque ao investir capital próprio em montante próximo do capital financiado, o banco assume apenas parte do risco, considerando que o projecto terá dedicação, esforço e sobretudo, viabilidade. Pois ninguém quer perder dinheiro que conseguiu juntar.

    O que o banco não faz (e ainda bem, porque também é o meu dinheiro que lá está) é emprestar a qualquer um para uma qualquer ideia.

    Todavia, dado o seu empenho nesse projecto, concerteza que consegue demostrar ao banco ou a um potencial grupo de investidores (amigos, familiares, etc.) as mais-valias possíveis com o plano de negócios que certamente já terá preparado.

    Boa sorte

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de páginas