1/12/2006

Esboço de projecto

Fiz um primeiro esboço de projecto para o espaço em À-do-Barriga. É simples, porque o espaço é pequeno e porque ainda não tenho capacidade para mais :)
Eis algumas ideias inspiradas nas características do sítio e nos princípios da Permacultura que gostaria de pôr em prática:

- criar um túnel de pérgulas a partir do portão, coberto de plantas trepadeiras. O túnel criaria espaço extra de vegetação, que ao nível do solo não poderia ser criado, ao mesmo tempo que embeleza a entrada neste espaço.

- estender as plantas trepadeiras que cobrem parte do muro, ao resto deste e colocar treliças em paredes onde seja possível colocar mais trepadeiras, para aproveitar o espaço vertical da propriedade.

- criar um laguinho de ar natural, com plantas aquáticas que mantenham a água limpa e com um repuxo alimentado a energia solar que oxigene a água.

- cobrir ao máximo o solo com plantas rasteiras e definir caminhos com lajes de pedra.

- criar canteiros elevados na zona frente à casa onde há mais árvores, para plantação de ervas e arbustos aromáticos e medicinais e melhorar o aproveitamento do espaço, através da criação de diferentes estratos vegetais.

- criação de 2 zonas de horta na parte de trás da casa, com as plantas semeadas em linhas perpendiculares ao declive do terreno, para evitar a erosão e o deslizamento de terra.
Outras ideias interessantes para este espaço, mas que implicam maior investimento são:

- a instalação de painéis solares no telhado, passivos e fotovoltaicos, para aaquecimento da água e produção de energia eléctrica.

- instalação de um pequeno gerador eólico como fonte alternativa e complementar de energia eléctrica.

- instalação de caleiras nos telhados para captação de água das chuvas e colocação de depósitos para água no telheiro do lado direito do portão. O desnível entre o telheiro e a horta permitiria a rega com a água dos depósitos, sem necessidade de consumo de energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Número total de visualizações de páginas