11/23/2005

3 semanas em standby

Durante as próximas 3 semanas não vou poder dedicar muito tempo à horta. Estou a terminar o meu trabalho de estágio e preciso de todo o tempo que puder arranjar para me dedicar a ele.
Até lá o meu trabalho de horti-permacultura irá resumir-se a adicionar matéria orgânica à pilha de composto, a reunir sementes e a procurar arbustos e árvores para a horta.
Finalmente recebi por correio meio kilo de chícharos, enviados pela Elsa, do Monte Samoqueiro perto de Odemira. Foi um gesto muito simpático da parte dela, pois não pediu nada em troca, apenas sementes, quando eu também dipuser de algumas interessantes em quantidade suficiente...
Entretanto eu tinha pedido sementes de variedades antigas da região, a uma vizinha dos meus avós, e ela arranjou-me feijão-branco, cevada, coentros, ervilhas e grão-de-bico. A cevada já é semeada pelo pai dela há cerca de 30 anos, mas as outras sementes são todas mais recentes - cerca de 5-10 anos. Seja como for sempre estão melhor adaptadas a esta zona do que outras compradas na loja ou vindas de longe.
Também ando à procura de arbustos e árvores tipicamente portuguesas, para plantar na horta. Procurei em hortos e viveiros, mas é raro encontrar alguma espécie de interesse nestes locais, porque eles apostam sobretudo em espécies ornamentais, geralmente exóticas. Procurei também no Jardim Botânico da Ajuda - onde fiquei de passar um dia mais tarde para ir buscar várias das espécies que eu procurava - e descobri que o Departamento de Engenharia Florestal do Instituto Superior de Agronomia também tem algumas espécies interessantes para venda. Ando também de olhos abertos para ver se encontro por aí estas espécies e se lhes posso tirar frutos/sementes e/ou raminhos para fazer estacas.
E por agora é tudo :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Número total de visualizações de páginas